Foi em 1889, na colônia de Bento Gonçalves (antiga colônia D. Isabel), onde Giovanni Federico Bassetto se estabeleceu. Ao lado de outras famílias de italianos, a maioria originária da região norte da Itália, começou a se formar ali o que viriam a ser as tradicionais “colônias italianas”. De modo geral elas ficavam em regiões isoladas por matas, esse isolamento representou grandes barreiras para o seu desenvolvimento: como escoar a produção se as estradas estavam sendo precariamente construídas? Além do desafio de encontrar mercado consumidor para seus produtos, a dificuldade de transporte trazia ainda outros problemas como a falta de acesso à saúde e à educação, por exemplo.
Por outro lado, esse isolamento permitiu a manutenção de usos e costumes italianos, onde foi possível a "reprodução orgânica de um tipo de sociedade vêneta de fins do século XIX, tradicionalista e católica".
Com a proclamação da República, em 1889, ocorreram modificações importantes nas instâncias administrativas, sendo criados novos municípios, entre eles, Bento Gonçalves. As necessidades de se ter uma administração mais organizada, centralizada e que viabilizasse o desenvolvimento de negócios permitiu a criação desse importante pólo de desenvolvimento da região.
Voltemos à história específica de nossos queridos familiares: o patriarca Giovanni Federico Bassetto casou-se com Giosepina Tegon na cidade de Bento Gonçalves no verão de 1894. A cerimônia simples aconteceu em 6 de fevereiro e dessa união nasceram, José, Amélia, Artemio, Antonio, Therezinha, Argentina, Domingos e Ortenila. O primogênito, José Bassetto, nasceu no inverno gaúcho de 1896, mais precisamente no dia 20 de agosto.
Na época a família trabalhava na agricultura como a maioria dos imigrantes que aqui chegaram. Porém, o sonho de encontrar territórios férteis se desfez quando se percebeu que as terras estavam em regiões montanhosas o que reduziu o cultivo nessas encostas. Com o passar do tempo quase todos os imigrantes se adaptaram ao território e às dificuldades do solo e introduziram ali culturas como os parreirais que deram início à plantação da uva e à produção de vinhos.
A colônia de Guaporé foi criada em 1892, em terras pertencentes ao município de Lajeado e Passo Fundo. Logo os primeiros migrantes provindos das colônias de Bento Gonçalves e Veranópolis chegaram ao local em 1896. Neste cenário de imigrantes José Bassetto filho primogênito de Giovanni casou-se com Angelina Maria Trevisan em 21 de fevereiro de 1914 na cidade de Farroupilha, ambos já residentes na colônia de Guaporé, onde trabalhavam na agricultura.