Conhecer é preciso

Para descobrirmos detalhes minuciosos das origens dos Bassetto uma grande pesquisa foi coordenada pela prof. Dra Joscely Bassetto Galera. Ela buscou ajuda em todas as vertentes da família a fim de que nenhum detalhe se perdesse desde a vinda da Itália até os dias atuais.

Incrível desafio e excelente oportunidade de reavivar o conhecimento de fatos tão importantes num belíssimo resgate cultural familiar dos Bassetto. Cremos que a publicação destas memórias poderá contribuir para o surgimento de novas histórias, dados e fatos importantes que certamente irão acrescentar e fomentar a utilização deste espaço pelas novas gerações.

Há que se destacar a grande dificuldade em conseguir dados precisos, informações confiáveis e registros daquela época. Falamos de um tempo de incertezas e vários conflitos que antecederam as duas grandes guerras mundiais. As condições e circunstâncias das saídas, das viagens e das chegadas também são historiadas como de difícil experiência para quem as viveu e foi preciso muita coragem daquele povo para que estivéssemos aqui relatando esses fatos. Poucos conseguiram registrar sua história naqueles tempos e no caso da imigração italiana, em função de muitas causas, as buscas de documentos e testemunhos são reduzidos. Buscar e investigar sempre é o caminho que ainda estamos percorrendo.

O que ajudou muito na busca e pesquisa dos documentos foram as informações encontradas em cartórios usadas para adquirir a cidadania italiana. Os arquivos históricos, os depoimentos de pessoas e documentos das famílias disponibilizados contribuiu para que pudéssemos resgatar nossas raízes. Igualmente, houve a disponibilização de arquivos eletrônicos, suportes de acesso e formatação com a posterior divulgação tanto impressa como eletrônica. Vale lembrar que este trabalho não é uma fita de chegada e sim o tiro de partida para que juntos possamos descobrir, compartilhar e reviver as histórias de nossos antepassados, cuidando de nossa memória presente e preservando esse legado para o futuro.